O ato organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Superintendência Regional do Trabalho ocorreu na sede da Força Sindical/RS na manhã de quinta-feira (26).

 

           Dezesseis entidades sindicais receberam o documento das mãos das seguintes autoridades: Joaquim Viana Cardinal, Superintendente Regional do Trabalho; Luis Carlos Barbosa, Secretário Adjunto de Relações do Trabalho do MTE; Leonardo Cabral Dias, Coordenador Geral de Registro Sindical; Carlos Cavalcante de Lacerda, Secretario das Relações do Trabalho e Cláudio Correa, Diretor da Força Sindical-RS.

 

            O Superintendente Regional Joaquim Viana salientou que para se chegar até o presente momento houve um longo processo dos dirigentes sindicais, e que a certidão é um documento de suma importância para que as entidades possam representar suas categorias.

 

            O Sindimoto recebeu sua primeira certidão sindical em 9 de abril  de 1999, onde teve plena autoridade para representar os motofretistas, mototaxistas e todos os trabalhadores que atuam sobre duas rodas. Porém com o advento da lei 12.009 foi necessário fazer a reforma estatutária para que o sindicato ficasse em consonância com a lei 12.009,  aguardando uma nova certidão sindical dentro das normas legais da nova lei.

 

        O Sindimoto/RS representado pela sua diretoria no evento, após oito anos, recebeu a nova certidão. "Ficamos muito agradecidos por mais esta certidão sindical conquistada com a profissão devidamente reconhecida por lei. Parabenizo também as outras entidades sindicais que foram contempladas com o documento. Reconheço que é o fortalecimento de cada setor da economia pelas suas entidades sindicais, principalmente neste momento em que se discuti as normas, as novas regras e algumas alterações da CLT. Nós já atuavamos fortemente em defesa dos trabalhadores e agora faremos com muito mais afinco", afirma o presidente do Sindimoto/RS Valter Ferreira.