.jpg)
Foto: Mayara Costa
O Sindimoto, preocupado com o alto índice de acidentes com a categoria, alguns meses atrás, visitou o gabinete do presidente da Câmara, o Sr. Cássio Trogildo para levar ao seu conhecimento o projeto dos bolsões, que sinaliza uma área especifica a frente dos carros para os veículos de duas rodas. O projeto que já existe em muitas cidades do Brasil, como Belo horizonte, Cuiabá e São Paulo, por exemplo, visando à diminuição de acidentes, foi encaminhado também para o DENATRAN, que aprovou a proposta.
O vereador Cássio Trogildo após apresentar e receber a aprovação do projeto de lei dos bolsões na Câmara Municipal de Porto Alegre, agora aguarda a sua sanção pelo Executivo, acompanhando todo o andamento da análise do projeto.
De volta ao gabinete na quinta-feira (16 de março), a pauta da reunião se delimitou a cerca do andamento da análise do projeto que já dura 15 dias, com previsão para mais dez. Segundo Trogildo “nada é garantia de sanção, mas a EPTC fez uma avaliação prévia antes da aprovação inclusive sugerindo uma emenda, a qual fizemos, na qual dizia que deveria ser observado a segurança viária e a análise técnica do órgão responsável, um incremento que eles pediram para colocar”, afirma.
A Diretora do Sindimoto/RS Gabriela Gonchoroski acrescentou que entende a importância do projeto, que não terá grandes custos financeiros, mas que dará mais visibilidade aos motociclistas, diminuindo assim os fatores de risco de acidentes.
Cássio Trogildo salientou que são os projetos mais singelos que podem, bem implementados, realmente fazer uma grande mudança, em especial na questão da segurança, onde o maior protege o menor. “Eu agradeço a disposição do Sindimoto/RS de ter nos procurado, de ter confiado na possibilidade de nós fazermos o encaminhamento do projeto. E entendo a proposição como do Sindimoto, eu só fui o instrumento da iniciativa aqui na Câmara Municipal. Sintam-se comtemplados vocês do Sindimoto e toda a categoria por terem garantido essa vitória, e esperamos que logo saia à sanção. E após isso eu gostaria de fazer uma reunião conjunta com vocês lá com a EPTC para fazermos um calendário de implementação, visto que, tenho interesse de acompanhar este projeto, afirma Trogildo.
O Sindimoto agradece o apoio do vereador por ter colocado a ideia do projeto na Câmara, e agradece em nome da categoria, muito mais, pela questão da segurança, pela iniciativa. Nos disponibilizamos a lutar juntos por mais esta conquista, continuaremos acompanhando em conjunto análise do projeto até a sua sanção.