Acabei de ler um texto que refletia sobre a política; e o porquê é interessante para a classe dominante que a população em geral tenha 'horror à política'. Quanto esforço é realizado para marginalizar manifestações políticas e fazer com que as pessoas acreditem que o resultado da participação política é o isolamento social. Dizia o texto que nos fazem acreditar que a política é chata, é errada e em vão, serve justamente para que fiquemos constrangidos ao participar ativamente, embora decisões de ordem política interfiram de forma crucial em nossa existência, apenas para ilustrar: acesso à saúde, segurança, emprego, impostos, serviços públicos, etc, vale lembrar que tudo passa pela política, esta faz parte do nosso cotidiano, e está sempre presente mesmo sem percebermos. 

Esse texto da Mily Lacombe nos faz ampliar a reflexão para a classe trabalhadora. E levanta a questão: Por que existe no Brasil um movimento de marginalização, e desconstrução do Movimento Sindical?

A resposta é simplória demais: querem fragilizar o trabalhador. E o caminho mais eficiente é fazendo ele se afastar do grupo. Porque os coletivos são mais fortes. Isso é natural, vejam que na natureza os animais andam em bando, e quando há um ataque ao bando a presa é sempre aquela que se perdeu na poeira e acabou se afastando dos seus pares.

Isso é o que está ocorrendo hoje no Brasil. Os trabalhadores estão sendo caçados. E para que a presa fique mais frágil estão isolando-as com falsas promessas, e afastando-as dos seus colegas e representantes.

Para os empresários o desmonte dos Sindicatos é a certeza de ganhos fáceis. Porque o trabalhador mediano não tem o conhecimento das leis, dos seus direitos e assim pode ser manipulado a fazer alterações contratuais com cláusulas abusivas, e abrir mão dos direitos que foram conquistados através de muita luta.

Sempre que uma empresa, através de seus sócios ou supervisores, tenta afastar seus trabalhadores do Sindicato que os representa é como se uma luz de ‘alerta’ de emergência fosse acendido. Qual seria o real motivo e interesses ocultos que leva essa empresa a tentar descontruir a luta dessa categoria de trabalhadores? O que ganha a empresa com o enfraquecimento dos representantes de seus empregados? Que tipo de irregularidades essa empresa está cometendo para temer a proximidade com o Sindicato de seus empregados?

O enfraquecimento do Movimento Sindical só beneficia os empresários. Porque nenhum trabalhador sozinho tem a mesma força que um coletivo de trabalhadores. A força da mão que paga o salário é maior do que a força da mão de um dos operários que mantém o canteiro de obra; mas ela sozinha não constrói um edifício!

Trabalhador sindicalizado é trabalhador informado e representado. Participe de seu Sindicato, e faça valer os teus direitos.