SINDICATO DOS MOTOCILISTAS E CICLISTAS PROFISSIONAIS DO RS.

 

 

O SINDIMOTO foi fundado em 13 de junho de 1998 na Cidade de Porto Alegre, por um grupo de motociclistas que acreditaram no ideal de uma categoria forte, com direitos respeitados pelos empregadores e pelas autoridades de trânsito.

 

A partir daí foram diversas conquistas realizadas através de muito trabalho, de seus diretores e da categoria, que sempre se uniu diante dos obstáculos.

 

A assinatura da primeira Convenção Coletiva de Trabalho, em 2005, com o Sindicato das Empresas de Tele Serviços do RS, trouxe para toda a categoria a segurança de exercer sua atividade de forma segura, com a certeza de que ao final de cada mês receberiam um piso salarial definido, que teriam o reembolso do combustível utilizado e a indenização da utilização da sua motocicleta através do aluguel de moto, conquistamos também o seguro de vida obrigatório, com custeio total pelo empregador. A CCT também acabou com o banco de horas, fixou a obrigatoriedade de fornecimento de EPIs pelo empregador.

 

Por iniciativa do SINDIMOTO os motoboys foram inclusos na lei do piso regional do RS, que assegura um salário mínimo, independente do ramo de atividade da empresa tomadora de serviço.

 

O SINDIMOTO foi atuante na elaboração da regulamentação da profissão do motofretista e mototáxista, se fazendo presente junto as Câmaras Temáticas do DENATRAN que culminaram na elaboração da Lei 12.009/2009, Resoluções 410 e 356 do CONTRAN.

 

No RS o SINDIMOTO participou ativamente da elaboração da Resolução 32/10 do CETRAN/RS e Portaria 267 do DETRAN, que dá diretriz e orienta sobre a regulamentação da categoria nos municípios. Além de ter sido parceiro de muitos municípios no processo de regulamentação municipal desta atividade, assegurando os direitos dos trabalhadores e auxiliando as partes a encontrarem o caminho do dialogo e do entendimento, na busca de um trânsito mais humano e seguro.

 

Foi através do SINDIMOTO que a categoria de mototáxistas do RS conseguiu iniciar o debate sobre a regulamentação, realizando audiências públicas em diversos municípios para viabilizar a elaboração de leis que levem em consideração os aspectos regionais e culturais do município. Através do empenho da instituição também asseguramos a isenção do IPVA aos mototáxistas regulamentados.

 

A Equipe Pilotagem Consciente é fruto do trabalho que o SINDIMOTO realizou nestes 14 anos de existência, foi a partir desta experiência que se possibilitou a elaboração do GUIA do MOTOCICLISTA, que trabalha aspectos de pilotagem segura; este trabalho é inovador no Brasil e é participe da estratégia de ação que possibilitou a redução dos acidentes envolvendo no RS. O GUIA do MOTOCICLISTA já teve duas edições impressas e em breve terá a terceira.

 

Após o falecimento do Padre João Peters, em 2006, o SINDIMOTO tem se dedicado a realização da Procissão dos Motociclistas em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que congrega mais de 50 mil motociclistas todos os anos no dia 12 de outubro, em Porto Alegre.

 

Em 2014 o SINDIMOTO/RS foi um dos norteadores da regulamentação e cumprimento da Lei 12.997/14, que garantiu o adicional de periculosidade aos motociclistas profissionais, que representa um ganho real de 30% a todos os empregados.

 

Nossa luta não acaba por aí, porque estamos na luta pelos direitos dos trabalhadores, e nossa meta é conquistar a isenção do IPVA e IPI para os motociclistas regulamentados.

 

Uma categoria forte é resultado de muita união e de um sindicato atuante!!